logo_ieb

Apresentação

Início > Apresentação

GOVERNANÇA PARA O MANEJO FLORESTAL

 

O Portal da Governança Florestal tem como objetivo ser um ambiente virtual onde o conjunto de informações sejam disponibilizadas para os diferentes públicos que se interessam pelo tema Manejo Florestal Comunitário e Familiar (MFCF) e sua relação com os mecanismos de Governança. Entendemos a governança florestal como o engajamento dos diferentes atores sociais (agentes governamentais, organizações da sociedade civil, iniciativa privada), visando à gestão eficiente dos recursos florestais.


 A iniciativa surge a partir da necessidade cada vez mais crescente de regulação da indústria da exploração madeireira e seus impactos socioambientais. Ao mesmo tempo, visa promover o protagonismo das comunidades e suas organizações no manejo sustentável de florestas comunitárias na Amazônia brasileira. Com isso, esperamos despertar cada vez mais interesse dos órgãos governamentais no estabelecimento de políticas públicas.


Além do Manejo Florestal Comunitário e Familiar, vamos repercutir a implementação do processo de concessões florestais e a dinâmica de certificação socioambiental, especialmente FSC. Estas ações são promovidas pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) no âmbito de seu Programa de Manejo Florestal Comunitário como ingredientes de favorecimento de mecanismos de governança.

 

IEB e MFCF

O Programa de Manejo Florestal Comunitário e Familiar tem como objetivo contribuir para melhor gestão dos recursos naturais na Amazônia brasileira, consolidando práticas de manejo praticadas por comunidades locais, por meio do fortalecimento institucional das organizações da sociedade civil, estímulo à participação em políticas públicas e sistematização e disseminação de informações. As ações desenvolvidas pelo Programa contemplam quatro linhas de atuação:

 

 - Fortalecimento Institucional de organizações da sociedade civil envolvidas na implementação de planos de manejo florestal;

 

- Articulação interinstitucional visando influenciar na formulação e implementação de Políticas Públicas voltadas para o manejo florestal comunitário e familiar;

 

- Realização e estudos estratégicos sobre o processo de manejo florestal comunitário e familiar na Amazônia brasileira;

 

- Disseminação de informações relativas ao manejo florestal comunitário e familiar.